1

31 de out. de 2012

MITOS EM CIRURGIA PLÁSTICA- FORTALEZA / BRASIL.

mitos
1.    A lipoaspiração é uma cirurgia mais perigosa que as outras?
Na verdade a lipoaspiração não tem maior ou menor perigo que outras cirurgias. Se a paciente estiver bem preparada, com exames normais e a cirurgia estiver bem indicada os riscos serão baixos como em qualquer outro procedimento.
2.    A cirurgia plástica nunca deixa cicatriz?
Cicatrizes são inevitáveis em qualquer procedimento cirúrgico. O segredo está em realizar as menores cicatrizes possíveis e tentar escondê-las ao máximo para que fiquem discretas.
3.    O silicone usado nas próteses é prejudicial à saúde?
Não há qualquer prejuízo a saúde ao contato com o silicone. As próteses passam por rigorosos testes e esterilização antes de estarem prontas para o uso em humanos.
4.    A colocação de próteses de silicone nas mamas prejudica a amamentação?
A  presença das próteses em si não trazem prejuízo a amamentação, porém, dependendo da forma e local por onde as próteses foram colocadas a amamentação pode sim ser prejudicada. Cabe ao cirurgião e a paciente decidirem a melhor via para colocação das próteses para reduzir os riscos.
5.    A cirurgia de face (lifting facial) tem idade limite para ser feita?
O que determina a correta indicação de lifting são as alterações faciais apresentadas pela paciente. Não há relação com a idade obrigatoriamente.
Cada alteração demanda um tratamento específico e deverá sempre ser indicado pelo cirurgião.
6.    A lipoaspiração faz a paciente engordar depois?
Não . A lipoaspiração não aumenta nem diminui as chances de ganho de peso. O que ocorre é uma mudança na distribuição da gordura corporal, o que faz com que a paciente , mesmo ganhando peso, não volte a ter o mesmo padrão de gordura localizada que tinha antes da cirurgia.
7.    As cirurgias plásticas são dolorosas?
A grande maioria dos procedimentos  trazem pouca dor pós-operatória. A lipoaspiração normalmente é pouco mais dolorosa e requer uma quantidade maior de analgésicos. As demais cirurgias trazem desconforto leve que tende a passar logo nos primeiros dias após a cirurgia.

TABAGISMO E CIRURGIA PLÁSTICA EM FORTALEZA / BRASIL.









Os prejuízos que o fumo causa à saúde são motivos de intensos debates e campanhas para diminuir o número de fumantes em todo o mundo. No Brasil, os últimos eventos contra o tabagismo até que surtiram algum efeito, pois recente pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) aponta que houve uma queda, e que pela primeira vez o País apresenta menos de 15% de fumantes, exatamente 14,8%.
A notícia é relevante, porém especialistas afirmam que esse porcentual precisa cair mais, uma vez que o tabagismo pode causar outros danos, além daqueles já disseminados, como o câncer e envelhecimento precoce, por exemplo.
Pesquisadores americanos afirmam que fumantes podem ter complicações respiratórias pós-cirúrgicas e maior dificuldade para a cicatrização. O fumo leva ao aumento da produção de radicais livres, desencadeando uma reação de oxidação – o que proporciona o envelhecimento precoce. “Além da produção de radicais livres, cada cigarro leva a um período de diminuição no calibre dos vasos sanguíneos, aporte de oxigênio e nutrientes na região da pele. Alguns estudos apontam um aumento de até quatro vezes o número de complicações e intercorrências em decorrência do tabagismo, especialmente no aparelho respiratório, necrose e cicatrização da área operada”, observa o Médico Cirurgião Plástico Dr. Marcelo Wulkan.
Nos casos em que se realizam cirurgias com amplos descolamentos, a tendência é de haver um risco maior de comprometimento do processo de cicatrização. Isso pode levar ao surgimento de necroses teciduais, deiscências de suturas (afastamentos das partes costuradas) e de coleções líquidas, dentre outras complicações. Desta maneira, é imprescindível adequar técnicas menos agressivas, com descolamentos teciduais menores para proteger o paciente de possíveis complicações, além de aconselhá-lo a cessar o fumo no pré-operatório. “Recomendo parar de fumar, no mínimo, um mês antes da plástica e por tempo variável após a cirurgia. A piora na cicatrização e aumento de complicações são conhecidos por todos os médicos e o paciente que deseja realizar a cirurgia em segurança precisa estar ciente dos riscos”, explica Dr. Wulkan.
O especialista ainda lembra que o tabagismo na cirurgia plástica de nariz (rinoplastia) pode tornar a mucosa nasal mais sensível durante a fase de recuperação. Pode ainda facilitar a tosse e infecções respiratórias de maneira que aumente a pressão arterial e pode haver sangramentos e “estourar pontos” (ex: abdominoplastia, plástica de mamas, implante de mamas, etc). Na ritidoplastia (plástica ou lifting facial), o tabagismo aumenta muito a chance de necrose (morte da pele).
“Portanto, independente do tipo de cirurgia, vale a pena o esforço de parar de fumar. O tabagismo, associado à exposição solar sem proteção, constitui um fator externo que agrava, e muito, o processo de envelhecimento natural”, alerta. O médico ainda reforça que, o interessado em realizar cirurgia plástica, deve consultar um especialista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
FONTE:
http://www.plasticaebeleza.com.br/universo-plastica/2012/09/alguns-mitos-sobre-cirurgia-plastica/
 A fonte da juventude nunca foi encontrada, mas uma pequena porção de rejuvenescimento pode ser conquistada com cirurgias plásticas. Isso é o que diz uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Segundo os dados, 87% das pessoas que se submeteram a algum tipo de operação cosmética sentiram-se mais felizes com a imagem corporal em geral, além de ficarem mais satisfeitos com a parte do corpo que foi mudada.
O levantamento foi feito apenas com mulheres, que afirmaram terem se tornado mais confiantes no trabalho e socialmente.
Os benefícios psicológicos que acompanharam a plástica estão sendo considerados como vantagem para manter-se ativo por mais tempo no mercado de trabalho, necessidade imposta em tempos de crise. A afirmação é do médico inglês Laurence Kirwan, ao site Female First, que publicou informações sobre a pesquisa. "Outro ponto importante é que as modernas tecnologias reduziram em muito os riscos de alguns dos mais populares procedimentos", disse o especialista. Ele cita os liftings faciais como uma das operações mais populares.
“A beleza é algo difícil de ser definida, mas é imediatamente reconhecida. O cirurgião deve trabalhar a partir do interior do paciente, remodelando a moldura para destacar essa beleza", disse Kirwan.
No entanto, o médico afirma que o aumento da autoestima não é realidade para pacientes, cujas expectativas não são realistas. "A cirurgia plástica ajuda a pessoa a sentir-se bem consigo mesma. Pode até mudar a percepção de alguém no meio social, mas não transforma ninguém em outra pessoa", completa.

CIRURGIA PLÁSTICA NA ADOLESCÊNCIA

                                          


A adolescência é o período que se situa, na evolução do ser humano, entre a infância e a fase adulta. Em termos etários, entre os 12 e 21 anos.

Contudo essa definição tem sofrido muitas alterações, uma vez que as mudanças culturais, educacionais e ambientais anteciparam o amadurecimento das pessoas, fazendo com que crianças de 8, 10 anos de idade já exerçam papéis que seriam pressupostos para pessoas de maior idade.

Por outro lado, também por injunções familiares, sociais e até econômicas, jovens com mais de 21 anos, às vezes até entrando na faixa dos 30 anos, pensam e agem como adolescentes.

De qualquer forma, mesmo não se prendendo às questões etárias, pode-se dizer que a adolescência é o período de intensas modificações físicas e mentais que transformam a criança no adulto. E é exatamente por causa dessas transformações que os adolescentes são, muitas vezes considerados desagradáveis, recebendo até o nome deturpado de "aborrescentes". Contudo não se pode negar que é uma fase extremamente difícil, tanto para os próprios indivíduos que a vivenciam como para os que com eles são obrigados a conviver.

O curioso é saber que, mesmo sendo essa fase um período tão marcante na história de todos os seres humanos, do ponto de vista da medicina somente agora se tem dado uma maior atenção às pessoas que vivenciam essa etapa.

Para as crianças, há muito existe a pediatria. Para os idosos, a geriatria. E para os adultos, a clínica convencional. Mas, e para os adolescentes?

Em alguns centros já se esboça uma especialidade médica destinada exclusivamente a essa fase evolutiva. E na cirurgia plástica?

Com certeza os especialistas lidam, com freqüência, com pessoas tipicamente adolescentes. Por vezes adolescentes precoces, outras vezes adolescentes prolongados...

De qualquer forma há que se ter uma atenção especial a eles já que sua característica básica é a certeza do que querem, repleta de incertezas sobre o que dizem estar querendo.

Atender em consulta um adolescente exige um bom preparo do especialista, superior a exclusiva formação em cirurgia plástica.

Uma das características dos adolescentes atuais é a irreverência e a maneira incisiva como dizem querer alguma forma de tratamento.

Contudo, pela sua própria natureza, o adolescente também pode se apresentar de forma totalmente oposta. Inseguro, calado, esperando que as coisas aconteçam. Não importa com qual das duas imagens se apresente, o adolescente-cliente deve ser ouvido e, de preferência sem maiores interferências dos pais que geralmente os acompanham.

Deve o cirurgião questionar diretamente ao seu jovem cliente, procurando saber quais são suas queixas e, principalmente, quais são as suas expectativas.

Nesse momento, com freqüência os pais ou acompanhantes adultos interferem, querendo menosprezar e reduzir essas expectativas, até mesmo ridicularizando o que é apresentado como um sonho a se realizar.

Sem tirar a autoridade do adulto-acompanhante, o cirurgião irá dar uma atenção especial ao seu cliente, valorizando suas colocações e aprofundando em suas fantasias, buscando ouvi-lo com respeito e sem restrições. Afinal, o momento da consulta é exatamente para isso: ouvir os desejos e fantasias do cliente para, só depois que isso ficar bem explicitado, procurar mostrar a realidade da cirurgia plástica, a realidade da própria medicina. Que tem limites e que não corresponde a uma atividade de deuses mas de seres humanos treinados e qualificados para tal.

Muitas vezes é esse um momento crucial onde os grandes desastres se iniciam. Querendo não perder o cliente - e a remuneração que ele representa - alguns profissionais não bem qualificados técnica ou eticamente aceitam e concordam com as colocações fantasiosas do jovem cliente e realizam tratamentos cirúrgicos totalmente contra-indicados. Acabam por trazer frustrações, complicações e aborrecimentos para o cliente e para si próprios, além de contribuírem para o mau conceito da especialidade.

Se o tratamento desejado corresponder às possibilidades para aquele caso, deve o cirurgião mostrar com clareza como ele poderá ser feito, quais são as suas chances de sucesso e quais as exigências pré, pér e pós-operatórias indispensáveis para o bom êxito da cirurgia.

Um ponto extremamente importante nesse momento é deixar bem claro quais as limitações pós-operatórias que caberão àquele caso já que os adolescentes, pelo natural excesso de energia que possuem, muitas vezes são rebeldes a certos cuidados essenciais.

Outro ponto muito importante e que exige especial habilidade do cirurgião, é a investigação sobre o uso de drogas, incluindo o tabaco e o álcool. Infelizmente esses vícios estão bastante difundidos entre os jovens dessa faixa etária e o medo, a vergonha ou a presença de adultos pode impedir ao jovem revelar esse uso.

O mesmo pode-se dizer da vida sexual e do uso de anticoncepcionais.

Não é tão raro jovens telefonarem para o cirurgião, logo depois de uma consulta, relatando o uso de produtos que negaram usar durante a entrevista, justificando a mentira pela presença dos pais ou responsáveis naquele momento.

Por isso é importante que se procure ter algum momento de conversa isolada com o jovem paciente, para lhe questionar sobre esses fatos. E fazê-lo de modo a lhe dar total confiança de que nada será levado a seus pais ou responsáveis, se ele assim o quiser.

Alguns pais, conscientes dessas possibilidades, costumam sugerir que o adolescente converse inicialmente à sós com o médico, deixando para participar da consulta numa segunda parte quando a conversa entre médico e paciente já se tenha esgotado naquilo que exige privacidade.

Apesar de parecer desnecessário ressalte-se, contudo que jamais o médico, cirurgião, deverá trair a confiança de seu cliente, revelando coisas que ele narrou na certeza de que o sigilo médico é um dos valores mais altos da profissão médica. Quando muito, poderá o cirurgião ser conselheiro, dando orientações adequadas ao jovem cliente sem quebrar o segredo da conversa, com terceiros.

No que diz respeito aos procedimentos médico-cirúrgicos mais freqüentes na adolescência pode-se enumerar:

1) GINECOMASTIA - Ocorre com relativa freqüência em jovens do sexo masculino de 12 a 18 anos, quando por influência hormonal ou por obesidade as mamas se acentuam.

Essa patologia traz enorme desconforto para o jovem paciente que se recusa a praticar esportes para não ter que tirar a camisa. Mesmo as camisetas mais justas são totalmente excluídas de seu vestuário.

Antes da indicação cirúrgica é importantíssima uma boa propedêutica para se afastar a existência de problemas endocrinológicos mais graves. Uma consulta com o endocrinologista muitas vezes pode ser de grande utilidade.

Se o aumento das mamas estiver relacionado com obesidade, há uma maior possibilidade do conteúdo das mamas ser essencialmente de tecido gorduroso. Nesses casos a lipoaspiração proporciona um excelente resultado.

Se ao exame clínico forem detectadas áreas endurecidas, é de se supor que haja um componente glandular importante. Nesses casos a lipoaspiração poderá não proporcionar um resultado satisfatório, sendo indicada a excisão do tecido glandular em excesso através de uma incisão periareolar ou transareolar, que deixam poucas cicatrizes visíveis.

Quando ao redor da glândula nota-se tecido gorduroso abundante, uma lipoaspiração removerá o tecido adiposo, deixando somente o tecido glandular que será simultaneamente retirado pela cirurgia convencional.

Após a cirurgia, seja ela qual for, é recomendável o uso de uma faixa elástica em torno do tórax, por um período mínimo de uma semana, sendo o ideal, 15 dias.

Depois, haverá um período de endurecimento local que poderá ser tratado com massagens adequadas, logrando-se a normalização da elasticidade local após um período não inferior entre 3 e 6 meses.

Geralmente o resultado é extremamente satisfatório, tanto do ponto de vista clínico quanto psicológico para o jovem paciente.

2) HIPERTROFIAS MAMÁRIAS FEMININAS - O ciclo menstrual tem inicio, quase sempre em torno dos 12 ou 13 anos de idade. Nessa época já tem início o crescimento das mamas que pode, rapidamente atingir grandes volumes, trazendo desconforto físico e psicológico para a adolescente.

A época ideal para se indicar uma cirurgia redutora das mamas é após um tempo de 3 anos de ciclo menstrual regular, somado à informação de que o tamanho das mamas se encontra estável há mais de um ano.

Nessas condições pode-se perfeitamente fazer uma cirurgia redutora, desde que se utilizem técnicas que respeitam inteiramente a anatomia e a fisiologia das mamas.

Técnicas que, com o propósito de evitar futuras ptoses ou para evitar incisões maiores, modificam a anatomia de modo radical, devem ser evitadas. Não se justifica impedir uma possível amamentação no futuro nem a perda da sensibilidade erótica somente com a desculpa de se tentar manter mamas levantadas e sem cicatrizes aparentes.

É importante lembra-se de que os cuidados no tratamento das feridas são muito mais importantes do que a extensão dessas mesmas feridas. Uma grande cicatriz, de ótima qualidade é bem menos traumática do que uma pequena cicatriz de péssima qualidade!

3) HIPOTROFIA MAMÁRIA FEMININA - Quando uma jovem atinge seu 3º ano de ciclo menstrual normal, conservando mamas extremamente pequenas - ou até quase ausentes - deve-se recorrer a um endocrinologista como primeira etapa de tratamento. Caso o problema persista, a solução será a colocação de próteses mamárias de silicone. Afinal, tanto as mamas exageradamente grandes como as demasiadamente pequenas constituem problemas psicológicos importantíssimos para uma jovem mulher.

As próteses de silicone, hoje bastante popularizadas para o aumento exagerado das mamas, foram desenvolvidas na década de 60 para o tratamento cirúrgico das displasias mamárias. Retirava-se as glândulas comprometidas pela doença fibrocística e o volume e a forma das mamas eram restaurados pelas próteses.

Muitas controvérsias surgiram em torno delas porém hoje sabe-se que se trata de material seguro e de ótima indicação para os casos específicos.

Contudo o aumento exagerado, desproporcional, é uma violência contra a natureza e deve ser evitado. O tamanho das próteses deve proporcionar à paciente mamas confortáveis e de acordo com o seu padrão corporal e torácico.

Sua colocação tanto pode ser por detrás do músculo peitoral como acima do músculo, detrás das glândulas. Em qualquer das duas posições a prótese ficará bem ocultada, sendo quase imperceptível à apalpação. E não interfere com a fisiologia mamária já que está por detrás da glândula, apenas projetando-a para frente. Assim como não impede futuros exames preventivos do câncer mamário.

4) SÍNDROME DE POLAND - É uma deformidade torácica congênita, de transmissão possivelmente genética, onde além de uma depressão esternal pode-se encontrar a ausência de uma ou mesmo das duas mamas, sendo essa última bem mais rara. Juntamente com a deformidade torácica pode ocorrer deformidade também do antebraço e da mão.

Quando a deformidade atinge a arcada costal e o esterno, o tratamento cirúrgico é complexo e de grande porte, exigindo o levantamento das partes ósseas deprimidas. Quando a deformidade ocorre predominantemente com a ausência ou hipotrofia da mama, o tratamento será realizado pela mamaplastia de aumento, utilizando-se prótese de silicone. A época para essa cirurgia corresponderá a época de indicação da correção de hipotrofia mamária.

5) DEFORMIDADES NASAIS - As deformidades nasais mais comuns são:
a) Rinomegalia - caracterizada pela presença de uma giba ou dorso nasal elevado, ponta projetada e por vezes globosa.
b) Ponta globosa - caracterizada por uma aparência arredondada da ponta sem, contudo ter alguma deformidade no corpo nasal.
c) Nariz negroide - caracterizado por um dorso baixo associado a uma ponta larga e achatada.
d) Rinoescoliose - caracterizado por um desvio lateral da pirâmide nasal, quase sempre acompanhado de desvio do septo, com obstrução respiratório mais ou menos acentuada. Pode ser congênita tanto quanto seqüela de traumas da infância.

Todas essas deformidades podem ser corrigidas após a idade de 14 anos, dependendo do estado evolutivo do adolescente. Se ele ou ela se apresenta com desenvolvimento normal para a idade, a cirurgia pode ser realizada sem qualquer inconveniente. Contudo cabe ao cirurgião ser o menos traumático possível.

Hoje, a tendência nas rinoplastias é evitarem-se os narizes demasiadamente pequenos e as pontas excessivamente levantadas (arrebitadas), proporcionando um resultado, o mais natural possível.

A rinoplastia pode ser realizada sob anestesia local ou regional. Contudo, nos casos onde deverá ser feita a fratura dos ossos nasais há uma preferência pela anestesia geral, evitando-se para o jovem paciente o trauma da intervenção sobre os ósseo que, apesar de não doer, ressoa no crânio e traz muito desconforto.

Alguns cirurgiões porém preferem exclusivamente a anestesia local, associada a uma sedação mais profunda do paciente. Tudo é uma questão de preferência e, sobretudo, de interação entre o cirurgião e o paciente.

6) LIPOHIPERTROFIA LOCALIZADA - Os acúmulos gordurosas localizados, mais comuns no adolescente são no abdômen, nos flancos, nas nádegas, nos culotes, na face interna das coxas e dos joelhos.

Em épocas passadas eram problemas quase insolúveis pois repugnava aos cirurgiões deixar enormes cicatrizes para retirar um acumulo gorduroso localizado num jovem sem qualquer marca em seu corpo.

Com o surgimento da lipoaspiração, na década de 70 esse problema acabou-se e hoje a lipoaspiração se constitui num dos procedimentos cirúrgicos mais procurados pelos adolescentes.

O ponto fundamental é a indicação da cirurgia. Pois não se trata de um método mágico de emagrecimento mas somente de correção das gorduras localizadas.

Jovens com mais de 14 anos de idade, desde que bem avaliados e com indicação cirúrgica precisa, podem ser submetidos a esse tratamento. É, contudo, essencial que sejam bem orientados no sentido de que não se trata de uma solução definitiva e que portanto exigirá dele um cuidado posterior para não ter outros ganhos gordurosos pelo corpo.

A lipoaspiração não deve ser agressiva nem ter a preocupação de "retirar tudo" como pedem alguns pacientes. O tecido gorduroso é muito importante para a saúde do organismo e deve ser mantido numa certa quantidade indispensável ao correto funcionamento do organismo.

A retirada deverá ser cuidadosa, sem exageros. E o mais importante não será "quanto" saiu, mas o que ficou. Afinal, o que sair será desprezado enquanto o que ficar é que irá dar a nova forma corporal à pessoa.

Comentários a cerca de grandes volumes retirados são apenas bazofias sem qualquer finalidade que não a promocional. Contudo é de bom senso não se fazer retiradas superiores a 4 ou 5 litros de gordura de uma só vez. A média fica entre 1 a 2,5 litros.

A recuperação de uma lipoaspiração bem conduzida é geralmente rápida e segura. O paciente poderá voltar às suas atividades normais, excetuando-se exercícios físicos mais vigorosos, após uma semana.

Outros procedimentos cirúrgicos, como a correção de orelhas em abano ou de algumas deformidades congênitas são procurados na adolescência quando elas não foram corrigidas apropriadamente na infância, como já visto anteriormente. E outros procedimentos menos comuns podem ser solicitados por paciente adolescentes, porém esses são os mais comuns.

Também são comuns as cirurgias de urgência com traumas faciais, geralmente em decorrência de acidentes de trânsito. Contudo a parte de traumas e fraturas faciais deverá ser abordada separadamente, assim como as queimaduras.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica divulga hoje uma cartilha com normas de segurança que devem ser seguidas nas operações.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica divulga hoje uma cartilha com normas de segurança que devem ser seguidas nas operações.
Entre as recomendações está o limite de tempo para uma cirurgia: quatro horas.
Segundo Ewaldo Bolivar de Souza Pinto, presidente da comissão de ciência e segurança da entidade, essa é uma tentativa de limitar o número de procedimentos feitos na mesma operação.
"Em quatro horas, não dá para fazer mais que duas intervenções."
O documento tem três páginas e cinco regras principais, com foco no pré-operatório e na anestesia.
"Todo mundo pensa que anestesia local não é perigosa, mas se você usa uma quantidade de anestésico maior que 35 mg/kg, a pessoa pode ter convulsão."
Para reduzir os riscos, um exame de anestesia deve fazer parte do pré-operatório, e o anestesista precisa acompanhar toda a cirurgia. Ele também deve ser responsável por encaminhar o paciente a uma sala de recuperação.
Antes da operação, o paciente deverá fazer mais de dez exames, como hemograma e raio-X de tórax.
O local da cirurgia deve ser próximo a um banco de sangue e a uma UTI, para o caso de complicações.
De acordo com Bolivar, ainda não havia uma orientação formal da entidade sobre os procedimentos cirúrgicos.
"Estamos iniciando um novo capítulo. Muitos especialistas se esquecem de procedimentos de segurança."
As atuais recomendações sobre os equipamentos dos hospitais ou centros cirúrgicos seguem as regras do Conselho Federal de Medicina.


Fonte: Folha Online - Folha de S. Paulo

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.


Fonte:

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=18351

Prótese de silicone com problemas.

Importante informativo sobre prótese de silicone.

BRASÍLIA – Fabricantes e importadores de próteses de silicone para seios poderão escolher entre dois modelos de avaliação para conseguir o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Desde março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) condicionou a venda de implantes mamários de silicone no país ao aval do Inmetro.
O primeiro modelo prevê auditoria na fábrica e avaliação de amostras, alternadas, dos produtos na fábrica e disponíveis no mercado. O segundo é a análise lote a lote, conforme normas divulgadas pelo Inmetro na última segunda.
Os testes serão feitos por laboratórios indicados pela Anvisa ou pelo Inmetro, que irão avaliar a resistência e a composição do silicone. O tempo para concessão do selo varia conforme o grau de cumprimento das normas por parte das empresas.
Nos primeiros 18 meses, as análises serão feitas por laboratórios designados pela Vigilância Sanitária. São eles: Biomateriais da Universidade Federal de Campina Grande, Engenharia Biomecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Caracterização de Materiais da Universidade Federal de São Carlos e o Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro. Depois do prazo, serão aceitos testes somente de laboratórios credenciados pelo Inmetro. O instituto também poderá fazer testes eventuais e espontâneos dos produtos no mercado.
A Anvisa passou a exigir a certificação depois do escândalo internacional envolvendo as marcas francesa Poly Implant Prothese (PIP) e a holandesa Rofil, acusadas de usar silicone inapropriado aumentando o risco de o implante romper ou vazar e provocar problemas de saúde. Calcula-se que 20 mil brasileiras têm implantes das duas marcas estrangeiras.
Atualmente, duas fabricantes nacionais e 18 estrangeiras têm autorização para vender silicone de mama no Brasil. A obrigatoriedade do selo de qualidade se limita às próteses de silicone de mama, não se aplica às de glúteo e panturrilha.


Fonte: Extra On Linehttp://www.portaldoconsumidor.gov.br/noticia.asp?busca=sim&id=21069

14 de out. de 2012

Celulite – Cirurgia Plástica Celulite em Fortaleza

Celulite – Cirurgia Plástica Celulite em Fortaleza

O que é a celulite ? Existe tratamento celulite em Fortaleza ?
Você já tentou de tudo: cremes, dietas, academia e inúmeros tratamentos estéticos. Mesmo assim, aquele incoveniente efeito de casca de laranja insiste em não desaparecer. Um terror para quase 100% das mulheres, a celulite não é considerada um problema estético e sim, uma doença do tecido subcutaneo. A celulite, é descrita como sendo depósitos irregulares de gordura, formando saliências e depressões nas regiões dos glúteos, coxas, abdome e braços. A sua principal causa é o acumulo de tecido adiposo ( gordura ) e pouco músculo. Acomete os tecidos subcutâneos e conjuntivos, entre a pele e o músculo, causando nódulos, acúmulo de líquidos, alterações nas células gordurosas e até dor, afetando os pequenos vasos sangüíneos e linfáticos. A celulite ataca exatamente o que as mulheres tem de mais sensual: bumbum, pernas, abdômen (e até os braços!), podendo deixar a pele com ondulações, com aquele aspecto desagradável de casca de laranja, ou, pior, com aspecto de queijo suíço, cheia de furinhos. Essa deformação estética da celulite, que gera a aparência de casca de laranja nas coxas e bumbum , representa a soma de várias alterações no tecido subcutâneo. Essas alterações podem aparecer devido a uma nutrição deficiente das células que dão firmeza e sustentam o subcutâneo. O processo de menor oxigenação pode levar a morte celular e a célula que morre é substituída por tecido fibroso que irá provocar pequenas depressões no tegumento cutâneo. Outro problema causador da celulite se refere a ingestão exagerada de alimentos gordurosos, como doces e chocolates, que levam a multiplicação das celulas adiposas debaixo da pele, formando verdadeiras ilhas de gordura que irão deformar a pele.
Se você sofre com os “furinhos” da celulite, não está sozinha neste mundo, pois 98% das mulheres têm ou terão celulite um dia. Mulheres em geral, jovens e de meia idade, magras ou com excesso de peso são as mais atingidas, sendo que homens também podem apresentar celulite, porém em uma freqüência bem menor.
Causas da celulite :
A celulite está ligada a fatores hereditários e sua principal causa está relacionada ao hormônio estrogenio, presente principalmente nas mulheres. Em épocas onde há aumento na produção desse hormônio como gravidez, amamentação, menstruação, pré menopausa e no uso de anticoncepcionais, a celulite pode se agravar. A falta de atividade física e uma dieta inadequada rica em gorduras, também irão contribuir para o aparecimento desta incomoda companheira.
Tratamento definitivo da celulite :
Embora existam inumeros tratamentos e cremes celulite milagrosos para combater o seu aparecimento, poucos possuem eficácia realmente comprovada. Entre as opções médicas realmente eficazes para tratamento da celulite, dispomos atualmente da carboxiterapia e intradermoterapia associada ao ultra som para os casos mais leves de celulite ( estagios 1 e 2) e, nos casos mais graves ( estagios 3 e 4 ) esta indicada a cirurgia de SUBCISION para tratamento celulite, realizada totalmente com anestesia local, associada com o preenchimento dos “furinhos e depressões” com gordura autologa, no mesmo procedimento . Veja a seguir mais detalhes sobre os procedimentos mais eficazes no combate a celulite :
ULTRA SOM + INTRADERMOTERAPIA : Nesse procedimento se utiliza o ultrassom de alta potência, associado ao tratamento intradérmico com carnitina, desoxicolato e tiratricol, que levarão a diminuição da gordura localizada e celulite na area tratada. O funcionamento do ultra som se baseia na emissão de ondas ultra sonicas produzidas por um cristal de quartzo na ponteira do aparelho, que provocam vibrações nas células de gordura capazes de quebrar as traves fibrosas responsaveis pelas depressões da celulite. São necessario pelo menos 8-10 sessões semanais para tratamento da celulite grau 1 e 2.
CARBOXITERAPIA : É um dos tratamentos mais modernos para celulite. Na carboxiterapia, o gás carbônico é injetado no subcutaneo, estimulando a formação de colágeno e aumentando a firmeza da camada superficial da pele. Alem disso, a carboxiterapia ajuda a nutrir melhor as células e faz uma espécie de drenagem linfática, diminuindo o inchaço e, por conseqüência, a celulite associada à retenção líquida. É indicada principalmente, para tratamento dos casos mais leves de celulite ( graus 1 e 2, onde se observa a celulite principalmente quando se comprime a área afetada ).
carboxiterapia
SUBCISION ( “ CIRURGIA CELULITE “ ) : O subcision se refere a uma pequena cirurgia ambulatorial realizada na própria clínica com anestesia local, sendo o paciente liberado logo apos o procedimento, sem necessidade de internação. Com uma agulha especial, introduzida abaixo da pele, no local da depressão da celulite, cortam-se as traves fibrosas dérmicas, que puxam a pele para baixo, dando aquele aspecto de casca de laranja tipico da celulite. Quando essas traves fibrosas são cortadas, a pele fica solta e tende a recuperar o seu relevo plano. O subcision é indicado para tratamento da celulite localizada em glúteos, nos estagios mais avançados ( grau 3 e 4 ), onde se percebe as depressões da celulite mesmo com o paciente deitado. Em alguns casos , onde as depressões da celulite são mais profundas, pode ser necessario o preenchimento conjunto das depressões com gordura do proprio paciente, ou biomateriais como acido hialuronico ou PMMA ou aqualift, para complementar o resultado. Por esse motivo , o procedimento de subcision deve ser realizado, quando se pensar em realizar lipoaspiração em Fortaleza em outras regiões como flancos e costas, de modo que a gordura retirada dessas regioes, possa ser utilizada para preencher as depressões mais profundas da celulite. Segundo estudo publicado no respeitado American Jounal of Aesthetic Surgery envolvendo cerca de 500 pacientes, 95% das mulheres que passaram pelo procedimento apresentaram melhora visivel da celulite logo após o procedimento.
Em nossa clinica, dispomos de cirurgiões com larga experiência nesse tipo de cirurgia, que irão lhe indicar o tratamento para celulite mais adequado para o seu caso . Para marcar sua avaliação para tratamento da celulite em Fortaleza em nossa clinica, agende uma consulta no tel 085 4102-4444 ou 085 85825399 . Durante a avaliação médica você poderá esclarecer todas as suas dúvidas a respeito da cirurgia e irá descobrir como conseguir uma pele jovial e lisinha, livre dos terriveis “furinhos” da celulite.

Cirurgia Plástica Parcelada em Fortaleza


Cirurgia Plástica Parcelada em Fortaleza


Com o avanço da cirurgia plastica e medicina estética, a procura nos consultórios e clinicas de cirurgia plastica tem aumentado cada vez mais. Quem não gosta de se sentir feliz, mais magra, mais jovem, se sentir mais bonita e estar de bem com a vida e com o espelho? Entretanto, em muitos casos, o sonho da cirurgia plástica em Fortaleza esbarra na realidade financeira do paciente. Há até algum tempo atrás, a cirurgia plástica em Fortaleza era considerada um privilégio para poucos, porém, na Clinica Splendere, nós procuramos tornar o sonho da cirurgia plástica em Fortaleza uma realidade possivel para nossos pacientes. Contando com milhares de clientes satisfeitos, a nossa Clínica se tornou especialista em fazer as pessoas mais felizes. Através de parcerias com hospitais especializados, conseguimos oferecer a nossos pacientes os melhores preços em cirurgia plastica parcelada, ao mesmo tempo que mantemos níveis de qualidade e segurança acima dos padrões exigidos. Após sua consulta de avaliação, nossos médicos irão lhe informar as diversas formas de parcelamento disponiveis em nossa clinica, para que você possa pagar sua cirurgia plastica parcelada da forma que melhor lhe convém.
Os pacientes que se submetem a cirurgia plastica em nossa clinica de Fortaleza, passam por uma verdadeira transformação, física e emocional, que é sempre motivo de orgulho para equipe médica da nossa Clínica. Nós sabemos o quanto a sua auto estima, confiança e modo de encarar a vida irão se elevar, quando após a cirurgia plástica em Fortaleza, a paciente se confronta com o espelho e percebe que alcançou o corpo que sempre quis e do qual realmente pode se orgulhar.
Contando com uma equipe de cirurgiões especializados, nossa clinica é o lugar certo para que você possa realizar sua cirurgia plastica com a qualidade e segurança que voce merece. Ligue para 085 4102-4444 ou 085 85825399 e agende uma consulta de avaliação. O seu sonho de cirurgia plastica pode estar mais perto de se tornar realidade do que você imagina!